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CULTURA FOTOGRÁFICA


 Curiosidades, técnicas, práticas e demais    conhecimentos do mundo da fotografia. 

 

A fotografia, que significa “registro com luz”, é uma das maiores e mais arrebatadoras descobertas do homem. A sua história, desde os primórdios quase mágicos, até os dias de hoje, é de tirar o fôlego, pois confunde-se intimamente com o próprio desenvolvimento da humanidade. Sem a menor sombra de dúvida, a fotografia é uma ciência fortemente propulsora do progresso do mundo. Ela está presente em todos os campos da atividade humana, seja desde o simples lazer até a mais profunda pesquisa tecnológica e científica.

Quando se fala em fotografia, está-se referindo tanto a imagens estáticas como em movimento, não importando também o formato do registro, seja ele analógico ou digital.

Apreciemos um pouco desse apaixonante universo dinâmico e ilimitado. Estaremos divulgando informações de interesse geral, através de artigos, dicas, comentários, noticias e transcrições relevantes de matérias específicas publicadas nos meios de comunicação especializados no assunto. 

 



A SAGA DA IMAGEM

INVENÇÃO - PRIMEIROS PASSOS - TECNOLOGIA - EVOLUÇÃO

 

Desde tempos remotos já era conhecido o fenômeno ótico no qual uma imagem podia ser projetada através de um diminuto orifício produzido em uma caixa fechada, formando uma imagem invertida na parte de trás desta mesma caixa. Se for colocado um vidro despolido neste local, a imagem poderá ser vista por qualquer observador situado no exterior. Este é o princípio físico que proporcionou o aparecimento da “câmara escura”, que era utilizada desde a antiguidade como curiosidade e mais adiante foi empregada para estudos de perspectiva e também foi utilizada por alguns pintores como um recurso para elaboração de esboços para suas pinturas.

Entretanto estas imagens eram temporárias e as pessoas passaram então a buscar meios para fixá-las e registrá-las permanentemente. Em 1727 o químico alemão Johann Schulze descobriu acidentalmente que uma mistura de giz, ácido nítrico e prata, escurecia  quando exposta à luz do sol. Anos depois, em 1777, o químico sueco Carl Scheele conseguiu tornar permanente o resultado dessa alteração, utilizando amônia.

Contudo, somente cinquenta anos mais tarde, Joseph Nicéphore Niepce produziu a primeira e célebre imagem obtida desde o telhado de sua casa, considerada como sendo a mais antiga fotografia existente; é quase um borrão, mas se você se concentrar, vai enxergar algo!

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  FIG. 01


Niépce usou inicialmente uma placa plana de 
estanho coberta de betume, mas logo passou a utilizar compostos de prata.

Mais tarde Louis Daguerre criou o daguerreotipo e produziu imagens prateadas que eram muito delicadas e não podiam ser copiadas. O tempo de exposição necessário para obtenção de uma imagem era muito alto - cerca de 10 minutos,  mas mesmo assim criou imagens de várias pessoas famosas, como Abraham Lincoln em 1846, e de Edgar Allan Poe em 1848.

Nessa mesma época, Willian Henry Fox Talbot inventou a calotipia onde havia um estágio intermediário no processo no qual era obtido um papel negativo que podia ser usado para fazer diversas cópias positivas. Entretanto as placas de vidro e os papéis eram úmidos, significando grande desvantagem na prática.

Em 1884, George Eastman inventou o processo seco, e então as câmeras empregadas ficaram mais simples; toda a química necessária para a revelação podia ser utilizada posteriormente à obtenção da imagem.

Já no século XX, em 1907, surgiu com êxito a placa comercial em cores, e em 1925 foi inventado o filme 35 mm. Em 1980 os sensores eletrônicos digitais (CCD) passaram a disputar espaço comercial com os filmes.

 

 



AS CÂMERAS


A câmera reflex ou SLR (Single Lens Reflex)

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FIG. 02

Este tipo de câmera é a mais utilizada atualmente pela maioria dos fotógrafos profissionais em todo o mundo. Com o advento da captura digital, estas câmeras passaram a se denominar DSLR, ou seja, Digital Single Lens Reflex.

Entretanto muito poucos sabem que a câmera reflex  foi inventada e patenteada em 1861, inaugurando a era moderna da fotografia. Seu criador foi Thomas Sutton e o primeiro lote comercial foi produzido em 1884.

Nas outras câmeras com visor independente, a luz penetra no visor em um ângulo um pouco diferente daquele em que atravessa as lentes. Por este motivo a fotografia resultante apresenta-se ligeiramente diferente da composição do visor.

Nas câmeras SLR, um espelho colocado internamente atrás das lentes direciona a luz para um bloco prismático de cristal chamado pentaprisma . A luz é refletida nas faces do prisma até penetrar o visor na direção correta, como se o fotógrafo estivesse olhando diretamente pelas lentes da câmera. Quando o disparador é acionado, o espelho se desloca para permitir que a luz atinja o filme ou o sensor de imagem, no caso das SLR Digitais, produzindo-se então a fotografia com a idêntica composição vista inicialmente pelo fotógrafo.

                        

                                                  FIG. 03

A partir da década de 1930, este formato de câmera passou a ser extremamente procurada pelos fotógrafos, tanto profissionais como amadores e artistas, por permitir uma visão sem distorções e com a perspectiva correta da imagem retratada.

Hoje as câmeras SLR Digitais praticamente substituíram as tradicionais SLR que utilizam filme, mas o princípio de funcionamento inventado em 1861 continua o mesmo.



A câmera KODAK “Brownie”

Esta foi a primeira câmera portátil acessível a todas as pessoas, até mesmo para as crianças. Custava apenas 1 dólar e foi projetada pelo fabricante de câmeras Frank Brownell. O fundador da KODAK, George Eastmann desejava produzir uma câmera barata, sem que houvesse prejuízo da qualidade e da confiabilidade, por este motivo contratou Frank para criá-la.

O nome Brownie derivou-se de um personagem infantil muito famoso e popular em 1890, e que aparecia em diversos anúncios de produtos como balas, bonecas, estampas ilustradas, cigarros e outros. Eastmann avaliou que o nome Brownie garantiria o sucesso deste novo produto, e acertou em cheio, pois o nome foi sinônimo de fotografia popular em muitas décadas seguintes.

                    
                                         FIG. 04
 

A Brownie era inicialmente um caixa de papelão com uma lente biconvexa, que fazia fotos de 5,7 x 5,7 cm. Este modelo foi produzido durante quatro meses apenas, e teve mais de 150.000 unidades vendidas neste período!

Em 1901 foi lançado um modelo maior e com ilustração mais colorida, a Brownie n. 2, ainda pelo preço de 1 dólar.

                       

                                      FIG. 05


Em 1930 a Kodak produziu um novo modelo para comemorar o seu cinquentenário e presenteou esta nova câmera, com filme incluído,  a meio milhão de crianças que completavam 12 anos de idade naquele ano.

Quando a KODAK encerrou a produção da Brownie  em 1980, cerca de 100 modelos diferentes da câmera haviam sido produzidos.



A câmera de 35 mm

 Oscar Barnack foi o idealizador da câmera fotográfica de 35mm em 1905, mas ela só tornou-se realidade em 1913 quando Barnack era chefe do departamento de desenvolvimento da fábrica alemã de câmeras fotográficas LEITZ.

 
      
                  FIG. 06

Além de pesadas e incômodas, as tradicionais câmeras da época demandavam um série de preparativos para a obtenção de cada chapa plana – era impossível fazer uma foto instantânea. A câmera concebida por Barnack era uma caixa metálica robusta que cabia em um bolso e usava um novo tipo de filme adaptado da película cinematográfica de 35mm criada por Thomas Edison. Foi inicialmente utilizada para captura de momentos históricos, como a de um soldado que acabara de afixar a Ordem Imperial de Mobilização em 1914.

Barnack exibiu seu novo filme fotográfico segurando uma tira do mesmo entre seus braços abertos, comprimento no qual cabiam 36 exposições. Desde então este passou a ser o número padrão de negativos em um rolo de filme 35mm.

 A Primeira Guerra Mundial interrompeu o desenvolvimento deste invento, adiando para o ano de 1925 a entrada no mercado da câmera LEICA (LEitz CAmera). Nos sete anos seguintes foram vendidas cerca de 60 mil unidades.

        
                 FIG. 07



A câmera POLAROID
(a fotografia é revelada quase instantaneamente)

 

A câmera “Polaroid” se tornou um clássico imediatamente após sua invenção, há mais de 60 anos. Ainda que a tecnologia do filme que se autorrevelava já existisse, foi Edwin Land, fundador da POLAROID CORPORATION, quem projetou e fabricou a primeira câmera comercial desse tipo em 1946.

Land fundou a empresa em 1937, para produzir e vender os filtros polarizadores que ele mesmo havia patenteado oito anos antes; em pouco tempo sua industria estava produzindo filtros para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Um  fato curioso é que Land estava de férias com a filha em 1943 quando, depois de tirar uma fotografia dela, a menina perguntou por que era preciso esperar tanto tempo para que a imagem aparecesse, após todo o processo normal de revelação. Land então vislumbrou um “sistema de secagem fotográfica de etapa única”, no qual a imagem seria revelada em torno de 60 segundos, dentro da própria câmera.

Nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, quando a demanda pelos filmes polarizados diminuiu, Land transformou sua ideia de uma câmera instantânea em realidade. Ele mostrou sua invenção para a Sociedade Óptica da América em 1947, tirando uma fotografia de si mesmo e revelando-a para a plateia depois de apenas um minuto. Sua primeira câmera produzida, a “Modelo 95” (fig. 08) foi lançada em novembro do ano seguinte, com grande sucesso.

A POLAROID CORPORATION continuou produzindo câmeras e filmes específicos aprimorados, como o lançamento de um filme de raios X para radiografias em 1951, até fevereiro de 2008, quando a empresa deixou de fabricar os filmes instantâneos, com a queda de suas vendas devido ao surgimento das câmeras digitais. Aparentemente esta invenção revolucionária já pertence ao passado.

              

                              FIG. 08


A câmera digital


Estas câmeras são tão comuns atualmente que muitas pessoas as têm em seus telefones celulares e até em relógios digitais. As câmeras digitais parecem ser simples, mas seu protótipo só se tornou realidade em 1975.

O recém formado engenheiro elétrico Steve Sasson foi contratado pela KODAK, com uma grande incumbência: seria possível construir uma câmera fotográfica utilizando componentes eletrônicos em “estado sólido”?  Sasson reuniu então várias peças de equipamentos eletrônicos, entre elas, um conversor analógico-digital, lentes cinematográficas, e o mais importante - Dispositivos de Carga Acoplada (CCDs) - onde são registradas as imagens.

Em dezembro de 1975, o protótipo esquisito de Sasson ficou concluído. Pesando 3,6 quilos e com o tamanho de uma torradeira, a câmera não era nem um pouco portátil. Para testá-la, Sasson convidou seu assistente de laboratório para posar em uma fotografia. Foram necessários 23 segundos para que a imagem fosse gravada na fita cassete da máquina, e depois mais 23 segundos para que a fita fosse lida até aparecer na tela!
 
               

                             FIG. 09




O filme fotográfico


O empresário e inventor americano George Eastman era fascinado pela fotografia. Foi pioneiro no processo de produção de chapas fotográficas, e fundou a Eastman Dry Plates and Film Company  para produzi-las.

Em 1889 Eastman patenteou o sistema de aplicação da emulsão fotográfica sobre rolo de papel flexível, cujo principio foi estabelecido por um estudante de química que trabalhava em sua empresa. Entretanto, o filme de papel sensível gerava imagens granuladas e mais tarde foi substituído pelo filme de nitrato de prata.
   

             

                 FIG. 10



O rolo de filme sobre sensível sobre base transparente veio a substituir as placas de vidro, muito utilizadas na época, mas frágeis e de difícil manuseio.

Eastman foi também o criador da marca KODAK. A primeira câmera produzida era uma caixa de madeira portátil com uma única lente e obturador de uma fração de segundo. Esta câmera “caixão” era pré carregada com uma quantidade de filme em rolo suficiente para 100 exposições. Depois que todos os negativos eram expostos, a câmera era enviada à fabrica para revelar o filme. As cópias eram entregues ao proprietário junto com os negativos e a sua câmera recarregada.


             

                      FIG.11
                      Foto promocional da Kodak: câmera de bolso com filme em rolo




Conforme já mencionado, em 1901, Eastman introduziu em escala industrial, a câmera Brownie  com filme em rolo, e desde então a fotografia deixou de ser definitivamente uma atividade de elite, pois todo mundo podia ser fotógrafo.



FONTE: 1001 INVENÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO
por Jack Challoner
Editora SEXTANTE

Textos:
David Hughes; Steve Robinson; David Hawksett

Créditos das imagens:
FIG. 01: Bridgeman Art Library.
FIG. 02: Science Museum
FIG. 03: Ed. Melhoramentos.
FIG. 04: Kodak Collection/Science Museum
FIG. 05: Kodak Collection/Science Museum

FIG. 06: Antiques e Collectables/Allamy.
FIG. 07: Kodak Collection/NMeM/Science Museum

FIG. 08: National Media Museum/Science Museum
FIG. 09: Curtesy Kodak
FIG. 10 e FIG.11: National Museum of Photography & Corbis


 



                               SAIBA MAIS:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Fotografia

                https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
             



 














                                                             

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